NOVIDADES

10.4.17

Resenha: A espiã


Mais um grande sucesso do autor Paulo Coelho lançado pela Editora Paralela em 2016. Escolhendo narrar um pouco da história de Mata Hari, figura emblemática em sua representatividade de liberdade em seu tempo.


Sinopse: Mata Hari foi a mulher mais desejada de sua época: bailarina exótica que chocava e encantava plateias ao se desnudar nos palcos, confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos de seu tempo, figura de passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das damas da aristocracia parisiense. Ela ousou libertar-se do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX e pagou caro por isso: em 1917, foi executada pelo pelotão de fuzilamento do exército francês, sob alegação de espionagem. Em seu novo romance, Paulo Coelho revisita com brilhantismo a vida dessa mulher extraordinária, mostrando ao leitor que as árvores mais altas nascem das menores sementes.

A trama: Não chega a ser uma biografia completa, mas o autor escreve esse emblemático livro, partindo das cartas que Mata trocou com seu advogado enquanto esperava sua sentença. Mata Hari foi fuzilada no início da primeira guerra mundial acusada de espionagem. Essa acusação não diminuiu de forma alguma o brilho da construção de sua vida e de suas conquistas, sendo ela lembrada constantemente, principalmente em romances. Hari foi uma mulher que não aceitou a imposição da vida e da sociedade de seu tempo, declarou-se uma mulher livre fazendo tudo o que tinha vontade, incluindo colecionando vários amantes importantes que faziam parte da alta sociedade da época.

Lado bom: A narrativa do autor não muda, embora seja um livro um pouco diferente de sua origem. Paulo Coelho também não deixa de transmitir o recado de que tudo é possível quando queremos, usando a personagem como uma representação real dessa afirmação.

Lado ruim: Algumas pessoas podem estar esperando uma biografia completa de Mata Hari, mas não é isso que acontece no livro, o autor faz algumas passagens pela vida da personagem, mas o foco principal é em seus últimos dias na cadeia até ser fuzilada.

Conclusão: Não é uma biografia completa, mas vale muito a pena conhecer um pouco dessa mulher transformadora de sua época, ainda mais sobre a narrativa de Paulo Coelho. O autor soube transmitir muito bem o recado de libertação e conquista que a personagem sempre quis transmitir ao mundo.

O melhor preço foi encontrado foi na Amazon por 17,94 capa comum.


                                               Uma ótima leitura a todos...

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

2 comments :

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes