NOVIDADES

18.4.17

Meu coração e outros buracos negros - Jasmine Warga

Meu coração e outros buracos negros - Jasmine Warga
Editora: Rocco
Preço: R$23,50 até R$29,50

Sinopse: Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.





 Com o tema "Suicídio" tão em alta durante esse mês, agora que a série 13 Reasons Why finalmente foi lançada, outros livros sobre o tema acabaram reaparecendo; um deles é Meu coração e outros buracos negros. A diferença entre esse livro e a maioria daqueles que retratam o tema é que, ao invés da protagonista se ver cada vez mais no abismo, encontrando motivos para morrer, Aysel vê cada dia mais e mais justificativas para se manter viva; e tudo isso começa com Roman.
 O relacionamento de Aysel e Roman não começou de uma maneira tradicional. Tudo bem ,eles se conheceram em um site, pela internet, mas não por uma página qualquer: uma página para parceiros de Suicídio. A ideia é que a pessoa tenha ajuda de outra para finalmente conseguir deixar essa vida. Tudo parece certo para a garota, até ela conhecê-lo realmente. 


É como se eu estivesse preso em um buraco profundo e não pudesse sair.

 Ver a forma como os dois personagens lidam com problemas tão diferentes, as suas justificativas para terem decidido que não são dignos de viver, e que o mundo estaria melhor sem eles, é totalmente única. Mesmo que, para o leitor, fique claro que são coisas que vão muito além dos personagens, a maneira como eles mostram o quanto isso os machuca faz parecer mais compreensível. 
 Quando Aysel se vê apaixonada por Roman, depois de conversarem e sairem tantas vezes - afinal, eles precisam fingir ser amigos, se querem que a mãe do garoto o deixe sair no dia 7 -, ela finalmente consegue enxergar motivos para viver. E não é sobre ele, e sobre como ele é o seu motibo paa decidir que a vida vale mais que a morte; é sobre como uma mudança leva a outra, e sobre como ver a vida de uma maneira diferente pode mudar tudo. E Aysel está certa de que pode fazê-lo perceber isso também.


Não é justo. Ele não pode fazer com que eu o ame se vai me deixar.

 Lógico que o livro tem alguns furos; alguns personagens parecem ter uma mudança de atitude nada sutil, como a irmã de Aysel, ---, e, de repente, tudo começa a conspirar a favor da protagonista, que antes se via sozinha e deprimida. Mas entendo que isso faz parte de tudo o que o livro quer nos mostrar.


Uma faísca pode mudar tudo

Nota: 3,5/5,0

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes