NOVIDADES

11.3.17

Resenha: Leviatã: A Missão Secreta- Scott Westerfeld


Neste livro do autor norte-americano Scott Westerfeld, podemos acompanhar duas narrativas, a do rapaz Alek, que depois da morte dos pais é obrigado a fugir de seu país de origem (Áustria Hungria) para se esconder na Suécia. A morte de seus pais é o estopim de uma grande guerra. Paralelamente nos temos Deryn Sharp, uma menina inteligente e perspicaz, que por ser uma garota, é obrigada a fingir ser um rapaz para poder ingressar na força aérea da Inglaterra. Neste mundo recriado por Westerfeld, temos como pano de fundo a recontagem da Primeira Guerra Mundial, agora com novos aspectos que tornam a história interessante. Os lados da guerra vão ser definidos entre os mekanistas e os darwinistas.
Os mekanistas (o lado do príncipe Alek) são capazes de fazer um bom uso de máquinas bélicas avanças, e os darwninistas, são grupo capaz de a partir da manipulação do DNA, fazer com que as diversas criaturas tenham funções “mais úteis” na guerra. O próprio Leviatã, é um ser vivo, da qual os darwinistas usam como meio de transporte e arma de guerra. Como já dá para perceber o estilo do livro é steampunk.
É ricamente ilustrado, o que torna algumas coisas mais claras, pois no início é fácil ficar meio perdido na tentativa de entender como funciona os dois lados, nada que atrapalhe com o avançar da trama.


            O que mais chama a atenção é a questão social que o autor aborda ao falar da pouca representatividade feminina naquele tempo. Deryn e a Drª  Barlow são duas personagens que fogem dos padrões da época, por serem mulheres e estarem no meio do campo de batalha. Inclusive Deryn se mostra muito mais capaz do que os outros rapazes que estão ao lado dela e mais até mesmo do que o próprio irmão.
            Devo admitir que esperei mais de alguns personagens, também esperava uma trama mais complexa, mas de qualquer maneira creio que o autor atingiu minhas expectativas, ele soube desenvolver e fazer bom uso do fundo histórico, e temos dois personagens instigantes a Drª Barlow que inclusive é neta de Darwin, e o conde Volger com seu jeito um tanto sardônico de ser.
            O preço deste livro está meio salgado, variando de 31,70 a 45,51,  mas também está disponível em ebook pelo KindleUnlimited. No Brasil foi editado pela Galera Record, e o segundo volume, Beemote e o terceiro, Golias já estão disponíveis. 

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes