NOVIDADES

3.2.17


Resenha Prelúdios e Noturnos (Sandman)

Roteiro: Neil Gaiman
Arte:  Sam Kieth, Mike Dringenberg, Jill Thompson, Shawn McManus, Marc Hempel e Michael Zulli
Capa:  Dave McKean
Editora: DC selo Vertigo - publicado no Brasil pela Panini no primeiro volume da edição definitiva
Valor de mercado: R$ 87,00 no site da Amazon.

Sinopse: O que aconteceria se a morte fosse aprisionada? Quais seriam as consequências ao mundo mortal? Quem ousaria fazer tamanha façanha? E enfim o que poderia dar errado?
Nada apenas ao invés de aprisionar a Morte, quem foi aprisionado foio senhor dos sonhos Sandman, gerando assim uma série de distúrbios do sono ao redor do mundo, assim surgiu a famosa doença do sono.

Resenha:
Essa é a premissa de Prelúdios e Noturnos, um mortal resolve realizar um ritual para tentar aprisionar a Morte, mas algo da errado e quem acaba aprisionado é ninguém menos que o senhor dos sonhos, apesar de o ritual não ter tido o efeito que o mortal assim desejava, esse mortal e seus asceclas colheram benefícios e Sandman ficou em sua redoma de vidro por várias décadas, criando assim vários problemas pelo mundo.
O primeiro arco do que viria ser uma das melhores HQ's do sele Vertigo da DC Comics começa assim, Neil Gaiman, mesclando mitologia grega com a cultura pop dos anos 80 e várias referencias ao cinema e arte Noir do século XX consegue com seu roteiro enxuto aprisionar o leitor em uma espiral de sonhos e pesadelos nos transportando para um mundo paralelo ao nosso, porém perturbadoramente semelhante, nesse primeiro arco somos apresentados a personagens já conhecidos pelos fans de HQ, Jhon Constantine é um deles, alguns heróis da Liga da Justiça, e outros novos são introduzidos, somos apresentados também a uma visão cômica e sarcástica de Caim e Abel, os irmãos bíblicos, que agora trabalham para o senhor dos Sonhos.
Prelúdios e Noturnos, nos transporta a esse mundo fascinante de sonhos e pesadelos, criaturas mitológicas e Pops, monstros, alguns desses humanos e criaturas bíblicas.
Em Sandman Prelúdios e Noturnos assistimos o nascimento de um novo modo de se ler e escrever quadrinhos, designado a um público mais exigente, que estava cansado de HQ's com temas de super-heróis (esqueça se você estiver procurando isso) a temática é mais adulta, quase filosófica e nos põe algumas vezes para pensar que somos apenas joguetes nas mãos de seres muito poderosos ( suspeito  que essa talvez seja a intenção de Gaiman ao escrever Sandman).
As ilustrações também não ficam atrás do roteiro, primorosamente desenhadas e coloridas, os desenhistas emprestam toda sua criatividade nos cenários e personagens, fazendo com que o leitor se perca também nos desenhos, cheios de referencias ao cinema e arte Noir.
Prelúdios e Noturnos não é somente uma HQ com desenhos e falas em balõezinhos, é uma obra de arte com um roteiro e ilustrações primorosas.
Se recomendo, sim tanto para o leitor iniciante, quanto para aqueles que buscam uma nova leitura onde possa se perder durante horas a fio em uma leitura agradável e divertida.

Notas:

Arte: 5 estrelas
Roteiro: 5 estrelas

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

1 comment :

  1. Belíssima resenha, meu caro João. Deu vontade de ler a obra!
    Parabéns!!!

    ReplyDelete

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes