NOVIDADES

28.2.17

7 Melhores livros com personagens LGBT+

No dia 22, Trump revogou instruções federais que orientavam as escolas americanas a permitir que estudantes transgêneros pudessem escolher qual banheiro usar, feminino ou masculino. Isso parece pouco para a maioria de nóscisgêneros, mas é muito importante para a comunidade trans, e também para a comunidade LGBT+. Então, com esse assunto em alta, decidi fazer a lista: Melhores livros com personagens LGBT+ que li no último ano. Alguns deles já estão resenhados no site, e vou deixar o link por aqui. 


 1º: Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli) Editora: Intrínseca
 Nesse livro, vemos a história de Simon, um menino gay não-assumido, que se vê em risco quando um dos colegas de classe descobre sua troca de e-mails com um menino com codinome Blue. A questão do livro não é o fato de Simon não se aceitar, mas o medo de não ser aceito pelos colegas e pelos amigos.  








2º: Dois garotos se beijando (David Levithan) Editora: Galera Record
 Esse livro fala muito mais do que o título sugere. Apesar de a história girar em torno de Craig Cole Harry Ramirez, que estão tentando quebrar o recorde de maior tempo se beijando, existem alguns enredos paralelos, como um outro casal gay, e um casal gay com um deles sendo transexual. Vemos, em cada caso, os problemas que cada um enfrenta, como o medo de assumir a verdade para o parceiro, para os pais ou para si mesmo. Além disso, vemos a forma como a sociedade pode reagir de formas diferentes, com algumas pessoas aceitando e apoiando o beijo, e outras criticando e atacando os garotos.  




3º: Meu nome é Amanda (Amanda Guimarães) Editora: Fábrica231
 A auto biografia de Amanda – a Mandy Candy, do youtube – mostra como foi o processo de aceitação e descobrimento envolvendo a transexualidade, apontando os desafios que ela teve de passar até entender o que estava acontecendo, e como as pessoas à sua volta reagiram. De uma maneira bem humorada, vemos todos os problemas pelos quais ela passou, e quais maneiras ela encontrou para conseguir superá-los e chegar onde chegou.  






4º: Os dois mundos de Astrid Jones (A. S. King) Editora: Gutenberg
 Astrid não sabe se é gay; ela só sabe que gosta e beijar Dee, enquanto as duas trabalham limpando camarões nos fins de semana. Ninguém sabe sobre esse lado dela, nem seus amigos Justin e Kristina. Ao mesmo tempo em que tenta entender pelo o que está passando – afinal de conta, ela não namorou Tim durante um tempo? -, ela lida com o fato de não saber como explicar isso para os outros sem magoar ninguém. Tudo muda depois que ela decide contar aos melhores amigos, e eles acabam sendo encontrados aonde não deviam, colocando abaixo todos os segredos da protagonista, e deixando-a ainda mais confusa sobre quem realmente é.



: O Oráculo Oculto - As provações de Apolo (Rick Riordan) Editora: Intrínseca
 Apesar de não ter ser um livro sobre o universo LGBT, Rick Riordan é conhecido por inserir diversos tipos de personagens em suas histórias. Nesse livro, temos o casal Nick di Angelo e Will – personagens já conhecidos por quem leu as sagas de Percy Jackson e os Olimpianos e Os Herois do Olimpo. Além desse casal maravilhoso, temos o próprio deus Apolo, que, no decorrer dos acontecimentos, conta ao leitor sobre seus diversos interresses amorosos, como Jacinto e Dafne, deixando claro que deuses homens podem até mesmo ter filhos com humanos homens.  





6º: Lucas e Nicolas (Gabriel Spits) Editora: Fábrica231
 Esse livro, apesar de ser um pouco curto, foca na temática sobre como é ser gay durante a adolescência, e como cada um reage de uma forma. Conhecemos Lucas, um garoto tímido, sem muitos amigos, e que sofre bullying dos colegas da escola por ser tão introvertido, e Nicolas, o novato bonito, que pratica luta e parece muito descolado. Com diferentes pontos de vistas na narrativa, vamos conhecendo melhor os personagens, e vendo como cada um aceita sua sexualidade e lida com isto em um momento tão confuso como é o tempo de escola. 





7º: Eu te darei o Sol (Jandy Nelson) Editora: Novo Conceito
 O livro conta a história dos gêmeos Noah e Jude, em duas linhas de tempo diferente: em uma, Noah narra a época em que eles tem 13 anos, e em outra, Jude narra os seus 16, alternando entre uma e outra. Na primeira linha, vemos os irmãos tentando conseguir uma vaga na escola de artes, disputando a atenção da mãe, e conhecendo o encantador Brian, por quem acabam se apaixonando; a descoberta da sexualidade de Noah, seu relacionamento com Brian, e as novas amizades da irmã geram uma série de acontecimentos que faz com que os gêmeos acabem se afastando. Na segunda linha do tempo, Jude fala sobre o fato de apenas ela ter entrado na escola de artes, e como ter perdido a mãe acabou de vez com a vida de toda a sua família, sem contar o fato de o irmão não conversar com ela desde "aquela fatídica noite". 

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes