NOVIDADES

28.1.17

Resenha: Dias Perfeitos - Raphael Montes



Ok. Vamos por partes: primeiro: pense em um livro nacional; segundo: ele é um romance policial; terceiro: é fluído e bem escrito; quarto e o mais importante, ele é simplesmente sensacional! É dessa maneira que início a resenha de mais um livro de Raphael Montes, Dias perfeitos.
Raphael Montes é um autor brasileiro que vem cada vez mais chamando atenção, foi finalista de uma das edições do Prêmio Benvirá, (com seu romance Suicidas). É autor da Companhia das Letras onde atualmente está lançando seu quarto livro: O Jantar Secreto, e um dos co-autores da série Supermax, exibida pela Globo.
Teo é um rapaz de 22 anos, muito inteligente, que cursa medicina, ele vive em um pequeno apartamento com sua mãe paraplégica e um cachorro. Em um churrasco, ele conhece a pequena, alegre e interessante Clarice, ela também é universitária, e no momento escrevia um roteiro intitulado Dias perfeitos. É a partir daí que a trama se desenvolve, em uma tacada só, deixando o leitor sem fôlego, pois Teo se vê “apaixonado” por ela, e quando percebe que não está sendo correspondido, ele se torna capaz de fazer completamente de tudo para que ela também se apaixone por ele. (E sim, quando eu disse que ele seria capaz de tudo falei sério, ele a sequestra e foi muito além disso).
Todos sabemos que não basta somente boas ideias para se ter um livro, é necessário boa escrita, pesquisa, tempo, saber conquistar e prender o leitor até o fim, é ser capaz de criar empatia pelos os seus personagens, porque isso que faz com que torcemos ou não por eles. Isso tudo podemos conferir nesta obra. ´Além disso, também fica muito perceptível toda a pesquisa minuciosa que o autor fez, porque aliás, como já disse, o protagonista é um estudante de medicina, e isso interfere no seu modo de agir e pensar em dezenas de acontecimentos da trama.
Um ponto negativo é que foi tudo acontecendo “naturalmente” sem muito planejamento de Teo, e incrivelmente tudo flui a favor dele, absolutamente tudo! Lógico que o fato de tudo dar certo faz parte da história e justifica o título da obra, e é para ser provocativo, nada é à toa. Mas o final da raiva, muita raiva. E imagino que o autor fez de propósito.  A literatura não serve somente para nos agradar, mas para nos tirar da nossa zona de conforto. 
A história possui alguns furos, admito, mas nada que apague a excelência do autor, e como já revelei na resenha de: “O Sorriso da Hiena” do Gustavo Ávila, não sou muito fã de romances policiais e thrillers, mas autores nacionais como ele e Raphael Montes, estão começando a mudar e acrescentar meu gosto literário, e com total certeza pretendo ler outros livros do gênero durante o ano de 2017. 
Para quem se interessou os livros do autor são lançados pela Companhia das Letras e o preço de Dias Perfeitos varia entre 21,90 até 32,99

Quer acompanhar minhas leituras? Então me adicione no SKOOB!

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes