NOVIDADES

30.1.17

Bibisco – Software para escritores


Sempre me interessei por softwares relacionados à escrita. Costumava usar o Word e o Excel para criar arcos narrativos, desenvolver personagens e, claro, escrever a história, mas ainda faltava organização. Então busquei softwares de escrita de livros. O Bibisco foi um dos que mais me interessaram.
O Bibisco é um processador de palavras focado na escrita de romances. Sua interface é bastante intuitiva e cheia de possibilidades para os escritores. Ele organiza capítulos, cenas, fios narrativos; é possível definir premissa, fábula, tempo e espaço; cria a estrutura de um romance; traz estatísticas.
O software é dividido em abas. São elas:
  •          Projeto: aqui há dicas para a utilização do programa e a criação de livros.
  •          Arquitetura: aqui podem ser definidas a premissa, a fábula e o cenário. Também é aqui que são definidos os fios narrativos.
  •        Personagens: o melhor está nesta aba. O programa parte da premissa de que o mais importante em um livro é a verossimilhança dos personagens – e eu concordo. No Bibisco é possível criar fichas para cada personagem, onde você pode definir a importância de cada um. Há mais opções para os protagonistas, que envolve fichas para dados pessoais, características físicas, comportamentos e atitudes, aspectos psicológicos, ideias e paixões, sociologia, a vida antes do início da história, conflito, evolução e galeria de imagens do personagem. As fichas vêm com dezenas de perguntas como “ele/ela é confiável?”. Também é possível escrever livremente sem as questões.
  •         Locais: define onde a história vai ocorrer. Imagens podem ser anexadas.
  •         Capítulos: é onde escrevemos, de fato, a história. Aqui criamos as cenas; fazemos anotações; e marcamos os personagens, o tempo, os locais e os fios narrativos. Há um recurso sensacional em que podemos acessar outros capítulos, as fichas dos personagens, os locais e a arquitetura do romance sem sairmos da tela de escrita da cena.
  •         Análise: temos dados estatísticos sobre a obra. Tamanho dos capítulos, distribuição dos personagens pela obra, distribuição de fios narrativos e pontos de vista são algumas das opções.
  •         Exportar: podemos salvar o projeto em outros formatos, como o PDF.
As outras abas são menos importantes.

O Bibisco é um programa que pode ajudar muitos escritores desorganizados e que gostam de manter tudo num lugar só. Sabe aquele link encontrado sobre analgesia congênita que quer salvar? Hum... lembra-se que o programa tem uma área para anotações?
O software poderia ter contagem de palavras repetidas e palavras únicas, porém não deixa de ser muito bom.

Nota: 10/10

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes