NOVIDADES

1.12.16

Resenha para Bento de André Vianco


  
Um dos primeiros livros nacionais, voltados para a aventura que eu li foi de André Vianco, chamado O Senhor da Chuva, comprei em um sebo, após meu irmão comentar comigo que havia lido uma obra do autor e tinha gostado. Assim que ele terminou a leitura, me emprestou o livro Bento, isso deve ter acontecido há mais de dez anos e algumas Bienais depois, eu acabei adquirindo uma cópia um pouco mais recente.

Confesso que na época gostei muito do livro e posso afirmar que acabou sendo uma introdução para esse tipo de literatura em minha vida e claro, que um dos motivadores para que eu escrevesse meu livro O Terror Depois de Tudo, que você pode ver uma resenha do blog armada, feita pelo Igor Natam aqui e adquirir aqui. Bento, faz parte de uma trilogia, onde sua sequência foi O Vampiro Rei volume I e depois o Vampiro Rei volume II, que acabou mudando de nome para Bruxa Tereza. Assim que eu tiver um tempo, postarei as resenhas para as continuações.

Em um cenário pós-apocalíptico, Vianco criou uma obra completa, contendo bastante aventura, emoção, terror, romance, batalhas e personagens muito bem elaborados e cativantes. Utilizando como cenário, pontos turísticos, ou muito conhecidos do Brasil, ergueu muralhas em locais inimagináveis e desenrolou uma trama, que mesmo possuindo mais de quinhentas páginas, não existem pontos que amarrem a leitura, ou nos fazem estacionar em determinadas passagens.

Para realizar a resenha, efetuei novamente a leitura, que dessa vez a fiz em pouco menos de uma semana. Para novos leitores, existem vários tipos de capas diferente e a que possuo é a da imagem que utilizei na postagem, que acho muito mais bonita que a original. Novas versões deverão aparecer, principalmente, depois que André mudou de editora. No início da obra, o autor explica que o livro não foi escrito, esperando uma continuação e apesar de eu dizer que se trata de uma trilogia, existe um quarto livro, que pode ser considerado como a origem de tudo, chamado de A Noite Maldita (que é como se referem à noite fatídica, de onde tudo começa) As Crônicas do Fim do Mundo.

Bento, conta a estória de Lucas, que acorda em uma espécie de Hospital e sem entender nada, é colocado em um local junto com outra pessoa que acaba de despertar. Ele, ao contrário do outro homem, se mostra instintivamente como um guerreiro, que pode lutar contra as forças do mal. Descobre que dormiu durante muito tempo, onde metade da população entrou nesse sono profundo e quando despertaram, alguns tornaram-se vampiros, outros apenas despertaram e outros como Lucas, acordaram como guerreiros. Guiado por um personagem conhecido como Bispo, que tivera diversas visões sobre o guerreiro Bento, Lucas é treinado e vestido como diversos outros que despertaram antes que ele e possuem as mesmas habilidades.

Os novos heróis, são responsáveis por manter a população sobrevivente a salvo dos vampiros, em fortificados locais, construídos com muros altos, que possuem diversos outros tipos de soldados e protetores. Como em um novo tipo de sociedade, cada um tem sua função e desenvolve trabalhos dentro da nova realidade mundial. O desenvolvimento do enredo tem diversas reviravoltas, com muito suspense e aventura, prendendo a atenção dos leitores.


Gosto muito do tipo de escrita de André Vianco, por isso, recomendo a leitura de toda a Saga do Vampiro Rei, por onde comecei as resenhas pelo Bento. Todos os livros possuem capas muito bonitas e bem desenvolvidas, são extremamente bem escritos, bem diagramados, bem revisados e editados. Suas tramas são envolventes e prendem a leitura desde o início, fazendo que o leitor queira sempre prosseguir e ler mais. Espero que gostem da trilogia, assim como eu e boa leitura para todos!



Um pouco sobre Alessandro Bortoleto Rodrigues:



Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em projeto do produto e pós-graduado em Gerenciamento da Qualidade, possui um livro de ficção pós-apocalíptico lançado pela Chiado Editora, chamado O Terror Depois de Tudo, que você pode adquirir aqui!

Saiba mais sobre o livro e faça sua avaliação no skoob!


Twitter: @alebortoleto

             @oterrordepois




                 https://www.facebook.com/Oterrordepois/

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes