NOVIDADES

26.11.16

Em Busca de uma Estrela- Jamie Ford

Resultado de imagem para Em Busca de uma Estrela

Este livro é o segundo lançado pelo o autor Jamie Ford, descendente de chineses, e nascido aos arredores de Chinatown nos Estados Unidos. Seus dois livros se passam por volta do início do século XX nessa mesma região. Mostrando a vida de filhos de chineses e japoneses (no caso de seu primeiro livro que também se passa em Nihonmachi onde os japoneses moravam antes da Segunda Guerra Mundial) que mesmo nascidos na América não são visto como norte-americanos, mas sim como estrangeiros, e como exóticos. Caso não muito diferente do Brasil nessa mesma época durante a Imigração Japonesa. 
No livro Em busca de uma estrela podemos acompanhar a vida do pequeno William Eng, órfão de 12 anos, e a única criança oriental do orfanato Sagrado Coração em Seatlle em 1934. Ele parte em busca de encontrar a sua mãe, Liu Song Eng, depois de ir ao cinema no dia de seu aniversário e descobrir que sua ah-ma, se tornara uma estrela, ou seja uma famosa cantora e atriz, chamada Willow Frost. Não demora para os capítulos do livro se dividirem em contar a história dela até o momento em que William é levado para o orfanato.
“Triste, pegou um pedaço de fita preta e o amarrou no braço direito, em sinal de luto pela perda da mãe, da família, da infância e da inocência.” P. 123
Paralelo a isso podemos conferir, uma sociedade passando pelas dificuldades da Grande Depressão de 1929, o desenvolvimento do cinema e da rádio, e a busca pela sobrevivência. Assim como os piores aspectos da humanidade: o machismo, o preconceito, a falta de empatia, o egoísmo, o abandono, assim como abusos físicos e mentais. Por isso alerto, você pode sentir raiva ao ler diversas dessas situações, por isso as vezes considerei a leitura deste livro difícil e incômoda.
Sem sombras de dúvida posso afirmar que Jamie Ford escreve bem, traz consigo sensibilidade (não é à toa que a leitura é capaz de nos tornar pessoas mais empáticas, de sermos capazes de nos colocar no lugar do outro). Devo admitir que o final destoou muito, mas que provavelmente vai agradar a maior parte do público que o ler.
 Este livro assim como Um Hotel na Esquina do Tempo, o primeiro livro do autor, estão na minha lista de livros favoritos da vida. 

Me adicionem no SKOOB!

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

Post a Comment

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes