NOVIDADES

2.9.16

NINHO DE FOGO - A MESTIÇA


NINHO DE FOGO - A MESTIÇA

(CAMILA DEUS DARÁ)


Primeiro livro da trilogia Ninho de Fogo - A Mestiça, apresenta aos leitores a habilidade de Camila no seu primeiro livro publicado.
A história é da protagonista Melane, uma adolescente órfã que vive com a avó e tem como melhor amigo um rapaz chamado David.
Não demora muito para acontecer um evento inesperado fazendo com que sua vida vire de pernas para o ar. No meio de uma perseguição, Melane descobre que seu melhor amigo pode se transformar em um dragão e que ele foi escolhido para protegê-la, e de brinde, é surpreendida com a verdade sobre seus pais e seu passado.
Ela descobre que é uma mestiça de bruxa e dragão, é uma princesa e sua terra natal é um mundo de magia chamado Ninho de Fogo. David a leva para esse mundo que está no comando de um líder sanguinário.
No meio de todo terror e encantamento pelo novo, Melane conhece alguns aliados que a ajudarão a combater o atual rei. Entre eles Jack, um menino com aparência de 10 anos mas que na verdade tem 300. No começo ele é um garoto insuportável, mas como todo bad boy bem construído, ele tem um passado que o levou a isso, tanto que você começa a se interessar por ele, apesar de algumas atitudes duvidosas.
Seus aliados falam sobre uma espada poderosa que não pode ser usada por ninguém, pois era fiel ao espírito de seu pai, ela tenta recuperá-la e descobre que pode utilizá-la também.
Nos momentos em que ela usa a espada senti que a história estava sobre a linha tênue do "deus ex machina" (termo usado para soluções que ocorrem do nada na história, sem uma justificativa plausível), mas a autora conseguiu fugir dele.
Gostei de todos os personagens, cada um no seu lugar, só acho que é um erro recorrente em livros com adolescentes protagonistas mostrar uma maturidade que é difícil numa garota de 16 anos, acredito que em alguns momentos ela deveria sofrer mais, não só pela situação, mas porque uma adolescente com o estilo de vida dela não teria tanta maturidade para passar por cima de algumas coisas sem ficar remoendo.
Chega um momento que Melane assume tanto a luta que ela mata os inimigos demonstrando facilidade e comodidade. Isso me incomodou. Não que não tenha que matar os inimigos (dentro do contexto, né), mas para uma história nesse estilo, acredito que a protagonista precisava ressaltar uma postura menos acomodada com o fato de se tornar uma assassina.
Ao que se refere ao triângulo amoroso, achei que ficou forçado o início da relação dela com o segundo rapaz, mas chega a hora em que a paixão consegue convencer o leitor, pois o decorrer dela não é feito de uma forma banal, mas sim dando motivos para que a personagem se encante tanto por um lado como por outro. Eu confesso que fiquei na dúvida.
A edição atual é da Editora Arwen, e apesar do cuidado com a diagramação (com ilustrações que deixaram a obra atrativa), encontrei falhas na revisão que me incomodaram bastante.
Mas isso não desmerece a história e nem a editora, são coisas que com certeza numa próxima edição serão resolvidas.
Para uma leitora e autora de fantasia, acredito que essa história está em um nível muito bom e deve ser lida.
Nessa semana foi lançado na Bienal em São Paulo o 2º volume, Coração de Escamas. E não vejo a hora de ler.


Ah! E vamos parar com essa besteira de que livro nacional não presta.
Você gosta de fantasia? Então pode ser que curta Ninho de Fogo. Não custa tentar.


ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

2 comments :

  1. Oiii.
    Muito obrigada pela resenha, adorei!
    Adorei ver seus pontos e opiniões, são comentários assim que ajudam no nosso crescimento. Muito obrigada de verdade.
    Ahhh, espero que goste do segundo livro tbm, mas se não gostar, pode descer a lenha! Hahahahaha

    Um beijo! :) <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu que agradeço o carinho de sempre. Quando ler o segundo, faço a resenha também. S2

      Delete

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes