NOVIDADES

17.8.16

ALÉM DA AMIZADE

Além da Amizade - Clara Alves
 Disponível em: https://www.wattpad.com/story/26027481-al%C3%A9m-da-amizade  
 Sinopse: Após a traição do namorado, Anna Schwartz se vê entrando em uma nova (e não tão boa) fase da sua vida. Não bastasse a chegada na escola de um aluno novo, Gustavo, e seu interesse pelo garoto, Anna também precisa lidar com os sentimentos recém-descobertos pelo melhor amigo e com as constantes brigas de seus pais.
 Diante de vários conflitos e importantes decisões, que poderão ser a passagem de volta para sua felicidade, Anna descobre da pior maneira que as escolhas certas raramente são as mais fáceis de serem feitas.                                                                                                               
 Anna está no ensino médio, e, como toda a adolescente, acha que sua vida desmoronou após encontrar Davi, seu até então namorado, com outra garota em seu quarto, em um sábado friorento. E esse é só o início de todo o problema.  

"— Você sente muito, Davi? — falei, tremendo de raiva. — SENTE MUITO? " 

 Nessa história, temos, além da protagonista, que consegue mostrar todas as facetas de o que é ser uma adolescente de verdade, com problemas de autoestima, confiança, ciúmes e duvidas sobre o amor, encontramos seu irmão mais velho – que está no terceiro ano – Douglas, um tremendo galinha, que, aos poucos, descobrimos que é bem mais do que isso, sua melhor amiga Jullie, que tem uma paixão maluca pelo irmão de Anna, Natanael – ou Nael -, melhor amigo e irmão do ex-namorado dela, o próprio Davi, que passa de namorado para ex, e depois para amigo durante o decorrer da história, e Gustavo, um menino novo que se muda para o Rio no meio do ano, e acaba por confundir ainda mais a vida da protagonista. Outros personagens são colocados na história, mas não recebem tanta ênfase. 

"Mas Natan... Natan me conhecia melhor do que ninguém. Nós nos tornamos amigos logo da primeira vez em que nos vimos."  

 A autora consegue desenvolver a história de cada personagem de forma que sempre tenha relação com a vida da protagonista, deixando com que os capítulos, em sua maior parte, sejam vistos sempre sob a perspectiva da própria Anna, seja sobre o novo relacionamento de Davi, depois que os dois terminam, ou da sua melhor amiga com o irmão, que são sempre inseridos através das histórias que os personagens contam para ela, como se nós ficássemos sabendo de tudo ao mesmo tempo que ela.  

"— Douglas. Você gosta mesmo da Jullie " 

 Outro ponto que tem um certo destaque na história é a relação entre os pais da Anna, que têm sérios problemas devido ao pai dar muita importância ao trabalho e acabar por se esquecer dos próprios filhos. Vemos, nessa parte, como, na adolescência, pode ser difícil de lidar com a falta de presença de um dos pais, ou até mesmo dos dois, e como as brigas dentro da família podem interferir na vida deles.  

" Mesmo com todo o relacionamento problemático dos meus pais, a última coisa que eu queria era vê-los divorciados." 

 O foco principal da história é a vida amorosa de Anna, e como, depois de terminar com Davi, que julgava ser o namorado perfeito, ela passa a perceber como ter um relacionamento pode ser complicado. Ao mesmo tempo em que descobre que é apaixonada pelo melhor amigo Nael, e o seu medo de perder esse relacionamento de anos, ela conhece Gustavo, que acaba funcionando como uma válvula de escape para seus problemas, umas vez que ele não é do mesmo círculo de amigos, e, por isso, consegue tirá-la de toda a sua confusão mental. Vemos, nesse aspecto, como pode ser difícil para ela ter que decidir com qual dos dois ela deve ficar, sempre com medo de se magoar e, principalmente, de magoar os outros.  

"Eu senti um incontrolável impulso de beijá-lo. Se pararmos e considerarmos a situação, isso era totalmente insano. Quer dizer, primeiro porque Natan era meu melhor amigo [...]Segundo porque eu acabara de terminar um relacionamento" 
"— Cala a boca, Gustavo — com um sorriso lateral. Então, encurtei a distância entre nós até nossos lábios se chocarem." 

 Com o desenvolver da história, existem muitos encontros e desencontros, que nos fazem entender melhor como funciona o relacionamento entre todos os personagens, como o fato de Gustavo e Natanael não se gostarem, ou como Douglas e Anna conseguem se aproximar ao mesmo tempo em que sua família parece estar desmoronando. Mesmo sendo uma história um pouco clichê - nesse lance de melhores amigos que se apaixonam -, a autora conseguiu abordar todos esses aspectos da adolescência de uma maneira diferente, que nos mostra de outra forma como é ter que decidir para que lado sua vida vai seguir. 
  Meu único adendo para essa história é a forma como o relacionamento entre o casal protagonista é colocada, sempre mostrando de uma forma muito mais complicada do que é de verdade, mostrando, por vezes, só querer adiar para tornar mais dramático, o que se torna cansativo e sem sentido em alguns pedaços, mas que, ao mesmo tempo, mostra como a cabeça de uma garota de 16 anos funciona.  

Nota: 4,5/5,0 

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

1 comment :

  1. Oi, Malu! Eu esqueci de comentar aqui quando você postou a resenha :O não sei se te falei, mas adorei a resenha, inclusive os contrapontos haha muito obrigada!

    Passei aqui pra avisar que o meu livro está à venda, agora com uma versão nova e revisada - e com um epílogo extra! Se quiser mais informações, só dar uma olhada no meu site: http://www.claralves.com.br/loja.

    Beijão!

    ReplyDelete

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes