NOVIDADES

7.7.16

Sobre ser escritor: Como um livro "mal escrito" pode acabar com sua carreira


Hoje o post será um pouco diferente dos demais que tenho feito, pois ele surgiu de uma reflexão que tive enquanto lia livros do Wattpad e trabalhava no meu próprio. Eu não venho por meio deste criticar ou fazer com que alguém sinta-se mal, muito pelo contrário, é um texto que faça você, como autor iniciante, refletir sobre o que está escrevendo. 

Não são poucas vezes que um escritor iniciante  (as vezes até os mais consagrados), cometem erros perante a uma euforia de estar ali, colocando as palavras no papel e criando mundos e pesssoas frase após frase. Mas quando é um livro, todo o cuidado é pouco, pois este será seu portfólio, o seu "curriculum" como escritor.

Então, um livro "mal escrito", pode ser algo que vá acabar com a sua carreira.

Escrever um livro é mais do que um simples despejar de palavras no papel:

Em muitas de minhas leituras, vi  livros em que realmente o autor se superou em sua carreira e outros que são aqueles tipos que decepcionam os leitores com uma posição mais crítica e uma bagagem literária cheia de experiências.

E atualmente, o estilo literário que tem mais crescido é algo que não vejo outro jeito de chamar a não ser "livro vazio", permeado de personagens em suas aventuras adolescentes vazias, enredos clichês e pobres de algo que nos faça realmente levar aquela história conosco para o resto da vida. São poucos os autores que podem ser salvos no meio de tanta literatura "vazia". 

E a literatura vazia se alastra por todos os lados, seja no Wattpad ou até mesmo em editoras consagradas. Sei que a demanda por esse tipo de livro é bem maior que qualquer outro que seja mais maduro e bem desenvolvido, mas a maioria destes leitores são pessoas mal habituadas a leitura, que só leem livros porque estão "na moda", além de que também existe a pequena parcela de leitores mais exigentes olharão para o livro e pensarão "Que porcaria!".

A jornada de um grande autor: 

Como foi dito no título do item anterior, escrever um livro é mais do um simples despejar de palavras no papel. Quando citamos autores consagrados como J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis, George R. R. Martin e Neil Gaiman; nunca conseguimos imaginá-los sentados em seus locais isolados escrevendo um livro de um dia para o outro e já os mandando para as editoras e tornando-se louvados no mesmo instante, sem ao menos revisar minuciosamente o livro e mudando o que estava ruim.

Isso também não deve ser diferente com você, na verdade com ninguém que queira ser escritor. Um livro é um resultado de vários meses ou anos elaborando enredos e subenredos, personagens e seus arcos, tramas e muitas outras coisas. É um processo pelo qual passará por muitas dúvidas, momentos de bloqueio criativo e outros obstáculos. Por isso não devemos pensar que algo que já acabamos de escrever já esteja pronto para ler. 

Grandes obras como O Silmarillion não foram fáceis de serem escritas, então sempre duvide quando achar que algo foi fácil demais para escrever, pois poderá trazer resultados negativos, como uma chuva de críticas negativas.

Concluindo:

O que quis dizer com este texto não é para que você, caro escritor, reinvente um gênero literário ou tente fazer algo da amplitude como os dos escritores que citei, até mesmo porque eles já fizeram isso e tentar competir com alguém que tenha anos de experiência é um verdadeiro tiro no pé. 

Seu livro pode ter um enredo simples, pode ser até algo de literatura infanto-juvenil, mas trabalhe para que ele saia o melhor que você pode conseguir. Um leitor ao comprar uma obra, ele procura bons motivos para aquela história ser lida, se não ele vai pensar que foi apenas perda de tempo e dinheiro, enquanto tem tantos outros mais interessantes na waiting list. E antes de escolher sobre o que irá escrever, reflita, pois não vale a pena fazer algo só porque irá vender mais.

Enfim, este texto foi mais um daqueles "conselhos de amiga" que eu poderia dar. Espero sinceramente que ele o faça refletir sobre como escrever um livro é algo que requer tempo, paciência e dedicação para aprimorar cada vez mais. Não economize tempo investindo em cursos e livros de escrita criativa, pois são eles que te ajudarão no caminho.

Um livro é mais do que frases soltas no papel, é algo que realmente transforma vidas. E mesmo que sejam poucos, se você conseguir isso com seus leitores, considere sua tarefa como escritor cumprida.

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

6 comments :

  1. Adorei a matéria. Tenho até algumas observações a fazer... Vou formulá-las, depois as posto aqui.
    Beijão, Isabela Mião.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Paulinho, sinta-se sempre a vontade para fazer observações, pois estou aberta a novas opiniões. Beijos

      Delete
  2. Perfeito, Isa! Trouxe a realidade da demanda do mercado unido a poética que cada escritor segue (ou deveria seguir). Nossas obras devem ser diamantes sempre lapidados, não uma coisa bruta jogada ao público. Excelente!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É exatamente o que eu quis mostrar com este texto Delson. Muitas coisas brutas estão sendo mais valorizadas que obras que realmente tenham significados e qje podem nos acrescentar algo. Obigado pelo apoio!

      Delete
  3. Caramba, Isa. Texto incrível. Parabéns.

    ReplyDelete
  4. Perfeito hoje mesmo estava garimpando as "Short Stories" no Wattpad e fiquei impressionado com o desleixo de algumas pessoas. Acham que podem escrever como se escreve nos SMSs (embora eu nunca escreva assim, mesmo nos SMSs) e usam termos como fikei, naum, qe, mto.

    Pode parecer conservadorismo ou sei lá o quê. Sei que a língua evolui, ela é viva. mas não é assim. Se for assim sou conservador e assumo.

    Esse tipo de coisa até desestimula a esperança de se encontrar alguma coisa nessa plataforma que valha a pena ler e ao mesmo tempo joga pra baixo o trabalho de todos aqueles que buscam escrever com seriedade independente do segmento, seja a pobreza do do gênero fantástico ou alguma coisa mais nobre.

    ReplyDelete

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes