NOVIDADES

20.6.16

Criação de Mundos e Personagens

  



Costumo escrever, e umas das maiores dificuldades é encontrar o personagem e suas características e os cenários. Por essa razão decidi compartilhar algumas dicas que me foram uteis.






1ª- Antes de colocar o seu personagem na história, faça um pequeno esboço, irá facilitar se for em forma de tabela, com o nome (característica mais difícil de achar), sua posição na história, características físicas e de personalidade.
Ex:
Pedro
Personagem principal
Alto, moreno, pele escura, armadura de ferro e espada apoiada na mão esquerda (canhoto)
Explosivo, confiante e impaciente
Maria
Mocinha
Ruiva, baixa, vestidos pretos
Compreensiva, esperta, corajosa
Mr. Evil
Antagonista
Loiro, olhos verdes estilo felino e terno vermelho
Frio, calculista, esperto e vingativo

  Usei um exemplo comum para os personagens, mas minha intenção não é criar seus personagens, minha intenção é auxiliar na criação deles.
2ª- Criar os vínculos dos personagens, suas relações com os outros personagens. Isso não quer dizer que essas relações se manterão até o final, aliás, nossos personagens também devem ter uma autonomia, mas para um ponto de partida é quase essencial essa criação de vínculos.
Ex: No início da narrativa Maria era apaixonada por Mr. Evil, mas suas ações a fizeram se afastar, pois, não aprovava. Mr. Evil se transforma em um ditador e domina o local onde vivem. Pedro não concorda e quebra seu juramento de lealdade e cria uma ordem secreta para a queda de Mr. Evil.
  Novamente esse exemplo foi só para auxilio.
3ª - Para criar os cenários não costumo escrever e sim desenhar. Não importa se não desenha bem, ninguém verá. Esses desenhos serão para guiá-lo na sua escrita, para não esquecer os detalhes do espaço em que os acontecimentos desenrolam. Se sua história se passa por mais de um local, fica bacana desenhar um mapa com os locais. Ressaltando que não precisa ser com medidas precisas e perfeitas.


  Gostaria, antes de finalizar, que são apenas dicas e não regras a serem seguidas, a criatividade e as criaturas variam de mente a mente e algumas pessoas podem ter mais facilidades para memorizar sobre seus personagens e lugares do que outras. As dicas foram mais voltadas a personagens e lugares ficcionais, que visam fluir a imaginação dos escritores e leitores, mas isso não quer dizer que não possa ser usado para criações mais realistas, afinal, nossa imaginação pode fluir rápido, mas nossa memória não grava com a mesma velocidade, por isso é sempre bom ter algumas anotações referentes aos lugares e personagens.

ESPALHA PROZAMIGO:

QUEM ESCREVEU:
\

2 comments :

  1. Gostei das dicas, Henry!
    Realmente a utilização da tabela funciona! A questão dos mapas também é muito importante! Obrigado pelas dicas ;)

    ReplyDelete
  2. Gostei das dicas, Henry!
    Realmente a utilização da tabela funciona! A questão dos mapas também é muito importante! Obrigado pelas dicas ;)

    ReplyDelete

 
Back To Top
Copyright © 2014 Armada de Escritores. Designed by OddThemes